sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Templo Sensō-ji

Mesmo no calor absurdo de sábado passado (não sei quantos graus, mas sentia como se estivesse dentro de um forno) fui ver um pouco da cultura budista, sobre a qual não sei coisa alguma.
Templo Sensō-ji, localizado em Asakusa com uma enorme área e muuuuita, mas muuuita cultura para se descobrir.
A construção mais interessante, na minha humble opinion, foram os pagodes japoneses (não confundir com música de corno, por favor). Torres enormes construídas, aparentemente em camadas. Lindos, lindos, lindos! Li em algum lugar que essa formação era propícia para observação de invasores, ou coisa parecida. Qualquer hora lembro exatamente onde li e coloco um update aqui.


Os detalhes do lugar são incríveis. A cultura budista me inspirou. Estou animada para aprender mais sobre isso. Quando começar o trabalhinho de baby-sitter (ééé, já me arrumaram serviço aqui e quando começar falo mais) vou perguntar à Rulyane, mãe das 3 crianças que vou cuidar e também budista, algo mais sobre a religião. Não entendi ainda muito bem o papel do Buda, dos pagodes, dos detalhes, da fumacinha que sai nas entradas dos templos... parece algo relacionado à purificação, mas enfim, não vou arriscar, realmente não sei.
Meu olhar foi estritamente contemplativo e curioso.


As mileuma lojinhas próximas ao templo são um convite aos turistas gastadores. Eu não ligo muito pra bobagenzinhas como chaveiros, hashis, máscaras. O que me interessou foram os kimonos e leques, que nooooossa, são absurdamente lindos. Comprei um pra mim com a figura de um leão e um dragão. Quando tiver foto, coloco aqui também. Por enquanto, segue foto na entrada de um "local de oração" (é, preciso me informar sobre o budismo), derretendo de calor, com o imbatível lequezinho da mamãe em mãos.


Esse tal "local de oração" obrigava os visitantes a tirarem seus calçados na entrada (como a maioria dos lugares aqui, tais como casas, apartamentos e templos). Não entrei, estava quente demais e rolou certo receio do que poderia acontecer se tirasse o tênis (vai dizer que nunca aconteceu com você? hannn). Tirei a foto de fora e me mandei... Não sabia se podia, no fim das contas. Heh.


Por um lance de sorte, encontramos, mais uma vez, um restaurante super bacana, muito parecidinho com o Outback. Comida gostosa, atendimento marromenos (po, já trabalhei em restaurante, sei do que tô falando) e n tipos de cerveja. Obaaa! Caro, lógico... estávamos num bairro de turistas. Estou me acostumando com a cotação aqui: 1000 ienes = 10 dolares.
Uma refeição lá estava em torno de 2100. E nem era uma suuuper prato enorme. Façam suas contas!
Tokyo é ótima, mas se eu quisesse um dia morar aqui e pagar minhas próprias contas, pensaria, peeeelo menos, umas 20 vezes antes de decidir.




Hoje a programação é: show de Bossa Nova. Japonês adora nossa Bossa. Talvez porque seja algo similar ao Jazz, vai saber. Sei que é uma delícia entrar em lugares variados e escutar uma musiquinha brasileira. Já que só ouço japonês e só vejo Kanji... Posso pelo menos ouvir música na minha língua, né não?
Fim-de-semana na praia. Contarei tudo quando voltar.

7 comentários:

Ingrid disse...

não sabia que voce tinha atualizado o blog, mas senti o cheirinho do seu chulé daqui e vim conferir!

=*

Lú Kneip disse...

Ahh! Tenho muita vontade de conhecer esses templos!
Devem ser lindos! :}

brenno disse...

2100 num prato, imagina isso aqui no brasil... mas num pago nem com a elis regina me servindo! hahaha. brimks! ;*

diga x disse...

minha mãe tem uma amiga budista.
o que eu sei é que ela não pode matar nenhum ser vivo. uma vez deu cupim no apartamento dela, e ela nada pode fazer. achei estranho nesse caso.

não sei nada de budismo tb, mas creio ser uma religião (ou filosofia, sei lá) muito rica.

aqui, to adorando esse babado desse diario.

bjão!

@laranjudo disse...

coelhuda!!!!



manda notícia, piranha.

Unknown disse...

que lindo pathinha!
to orgulhoso de vc.

medo do metro daí uahuha
mas mto foda.

=)
se eu acho sao paulo foda eu ia pirar com tokyo haha

beijo saudade =)

xX disse...

Eu gostei foi da antena ET em cima dos pagodes. LYNDA!

Ai, faz aula extra de geisha, ngm precisa entender japones pra fazer isso! :)

é só pintar a face, bater o leque e vender a virgindade por caréeerrimo.

detalhe, saudade de vc e da sua mãe!

BEIJOS pras duas!